segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Amizade é: J. V. G. Andrade

"Conheço a Ana há já dezanove anos (acabo de fazer as contas para verificar), pois fomos colegas de liceu e somos amigas desde então. É das poucas amizades que conto como tal desde esses tempos idos de liceu, e um dos primeiros aspectos que me ocorre para caracterizá-la é precisamente esse - é uma óptima e verdadeira amiga.
Recordo-me do dia em que, após uma troca de confidências de adolescentes, a Ana me disse (e a uma terceira amiga): "agora sim, podemos considerar-nos bastante amigas". Já então havia na Ana algo que se mantém até aos dias de hoje e que todos lhe reconhecerão: é uma mulher frontal e decidida, com um forte espírito de união. Não posso esquecer os acesos debates das nossas aulas de Sociologia, em que o amigo professor Maciel se deixava entusiasmar com a nossa, no mínimo, entusiasmada, intervenção nos mesmos. E lá estava a Ana a “abrir as hostes”, sempre incisiva e objectiva, mas sempre pertinente e oportuna.
Há tanta história entre nós que é quase um prazer escrever estas linhas, tantas são as qualidades que lhe reconheço e a gratidão que tenho para com ela, como sei que terão todos aqueles que travam ou já tiveram oportunidade de travar com ela. A Ana Paula, nome pelo qual sempre me referi à minha amiga, nunca fica indiferente a ninguém, e não é capaz de decepcionar um amigo, mesmo que este, em algum momento, não tenha estado à sua altura.
Sempre fomos muito diferentes, ela sempre foi muito mais madura do que eu, cresceu muito mais depressa. Devagarinho, eu lá vou conseguindo apanhá-la, para logo a seguir me ver surpreendida de novo com uma área nova do seu trabalho, um amigo ou amiga nova que não pode deixar de me apresentar, uma exposição que não posso perder ou uma qualquer novidade que melhora a minha vida. Das poucas vezes em que precisei de ir a entrevistas de emprego, foi à Ana que recorri para me preparar, e foi com verdadeira mestria que me pôs à altura de uma tarefa até aí inédita para mim.
Nunca trabalhei pessoalmente com a Ana, mas conheço vários dos seus colegas, pois ela reúne os amigos com bastante frequência, sendo uma verdadeira “agregadora de boas amizades”, e sei pelo relato de todos e pelo que conheço da minha amiga que é uma profissional extremamente dedicada, rigorosa e ambiciosa.
Esta é a amiga, a mãe, a filha, a irmã, a sobrinha, a neta, a profissional, (…), que consegue desdobrar-se em mil mulheres, ajudando tudo e todos, lutando para superar quaisquer obstáculos, crescendo e ajudando a crescer todos os que a rodeiam.
Forte, lutadora, inteligente, perspicaz, leal e generosa são algumas das palavras que me ocorrem para descrever aquela de quem tanto me orgulho de ser amiga."

By JVG Andrade - 14/05/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário